segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DNJ 2008

Dia Nacional da Juventude 2008


Queridos jovens, o tema da defesa e dignidade da vida vem nos acompanhando durante todo esse ano, e como disse Dom Helder Câmara “ feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver” estamos em clima de DNJ 2008. O lema do DNJ desse ano vem nos convidar à reflexão das razões que pautam o nosso viver com o tema “juventude e os meios de comunicação”. Refletir sobre o olhar da mídia para com a juventude, acredito seja de interesse de todos nós. A mídia, no seu jeito sutil, ousada e inescrupulosa estabelece o perfil do jovem que devemos ser, as razões que devem nortear a nossa vida sem dar espaço para que possamos, ao menos, refletir sobre tudo isso. Percebe-se, cada vez mais, uma juventude que vai na crista da última onda apresentada pela mídia. Nesse sentido eu pergunto: Você já parou para refletir sobre as razões que pautam a tua vida? Já se deu um tempinho para analisar como o jovem é apresentado nos meios de comunicação? Você gosta da maneira como o jovem é apresentado nos meios de comunicação? Você procura ser você mesmo ou procura, a todo custo, imitar o jovem apresentado pela mídia?

Como pastoral da juventude temos uma grande responsabilidade de despertar consciência, de dar linguagem àqueles e àquelas que não tem linguagem crítica, consciente. Precisamos ter coragem de fazer a higiene da nossa mente; coragem de sermos nós mesmos; coragem de viver e dizer o que pensamos, mesmo que estejamos contra a corrente do que o meio midiático nos impõe. Talvez esse seja o grande desafio que o DNJ desse ano nos impõe: a consciência do que somos e do que queremos nos dar o norte a seguir em meio a tantas coisas que nos distraem do essencial.

“A juventude quer viver! Chega de empobrecimento! Queremos vida com dignidade!” Querid@s jovens, será que o que mais queríamos dos meios de comunicação não é que nos ajudasse a gritar por mais vida; gritar contra a injustiça; gritar contra a miséria física, psicológica e social que aflige a nossa juventude; gritar por respeito, acolhida e dignidade da pessoa humana? Mas enquanto ficarmos de braços cruzados, olhos arregalados e tímpanos assoberbados frente ao que ao jogo dos meios de comunicação nos impõe nada mudará. Pois talvez até se possa imaginar que os meios de comunicação sabem do que o jovem precisa e quer. Será que sabem?

Conforme o texto apresentado pelo subsídio do DNJ, o nosso grito é: QUEREMOS PAUTAR AS RAZÕES DO NOSSO VIVER!. Com esse grito, denunciamos toda visão equivocada sobre a juventude, e queremos colocar na pauta das discussões da mídia, da sociedade, e da Igreja, sua verdadeira realidade, e anunciar seus sonhos e todas as razões do seu viver: justiça, vida digna, liberdade, paz para todas as criaturas! Queremos pensar como a mídia podem gerar vida para a juventude, e ao mesmo tempo somos convidados a pensar e criar nossas próprias formas de comunicação!

Como juventude preocupada e comprometida com a dignidade queremos realizar em nossas comunidades uma semana com atividades diversas envolvendo os grupos de jovens, escola, rádio local e comunidade. Além de aproveitar do material do DNJ para reflexão nos grupos de jovens durante este mês.

Na reunião de planejamento feita com os coordenadores dos grupos de bases, ficou evidente que temos uma juventude bonita, que pensa grande e com um rosto bem diferente dos muitos rostos apresentados pela mídia. Dentre as sugestões apresentadas transpareceram alguns panos de fundo: preocupação com outro mais necessitado; os problemas sociais: droga, violência; o cuidado com o meio ambiente e a preocupação de discutir sobre as políticas públicas.

Então, eis aí as atividades que serão realizadas na semana da juventude:

A semana acontecerá do dia 19 a 20 de outubro

19 – Abertura as ser feita em um momento da celebração dominical em cada comunidade
-18/19 oficina sobre o tema do DNJ (o grupo de jovens estuda e organiza os encontros que serão realizados na escola e na comunidade)
- Encontro na escola com a temática do DNJ (cada grupo realizará essa atividade na escola do seu bairro-comunidade)
-Encontro de reflexão na comunidade-igreja com a temática do DNJ (cada grupo realizará essa atividade na sua comunidade e combina o dia melhor)
-Dia de conscientização sobre a doação de sangue e coleta de lixo (cada grupo combina o dia melhor)
-Realizar uma programação de rádio sobre a temática do DNJ
- Cinejuventude ( o filme a ser refletido será Truman show-o show da vida. Para os grupos da cidade será exibido no centro de treinamento no dia 22 (quarta-feira) a partir das 19:30 e os grupos da zona rural terão que organizar o dia )
-26 – Missa de ação de graças e comemoração do DNJ na catedral às 19:30

Como disse são Francisco: “Comecemos, pois até agora nada fizemos!” Convido a todos vocês a abraçar uma causa que é nossa. Não precisamos esperar que só os outros lute por nós, mas nós precisamos mostrar que a juventude tem um rosto bonito- é Rosto de Deus- que merece respeito, dignidade e confiança.